pousada

Quero montar uma pousada!

Mais uma vez, me deparei com uma pessoa que disse: “Quero montar uma pousada!”. Durante todos estes anos, trabalhando com empreendedores, foram vários que disseram a mesma coisa.

A primeira questão que levanto é o por quê desse tipo de negócio e a resposta é: “Ah! Porque adoro viajar!”.

Só que as pessoas esquecem que administrar uma pousada é muito diferente de você ser turista e ficar alguns dias nela. Conheço muitos donos de pousadas e o que eles menos fazem é viajar, o que mais fazem é trabalhar para o bem-estar de seus hóspedes.

Você pode até falar: “Ah! Mas eu terei funcionários!” Porém, tenha certeza de que mesmo assim, você viverá 24 horas por dia no seu negócio se você decidir morar lá.

Por isso, cuidado ao escolher um negócio porque você sempre gostou de algo relacionado a ele, pois negócio e diversão, às vezes, não caminham juntos.

Conheço um empreendedor que sempre gostou de cozinhar para os amigos e por ter esse hobby resolveu abrir um restaurante, primeiro porque gostava de cozinhar; segundo porque como todos elogiavam sua comida, acreditava que teria muitos clientes.

Porém ao abrir o restaurante, verificou que cozinhar de forma amadora era bem diferente de ter que administrar um restaurante, pois precisava se preocupar com finanças, funcionários, compras, atendimento e o que menos fazia era cozinhar. E também verificou que seus potenciais clientes (amigos) não frequentavam seu restaurante, afinal agora não era mais de graça, precisavam pagar.

E o que restou fazer então? Vender para alguém da área e retornar para sua área de atuação e a cozinha voltou a ser apenas um hobby.

Há alguns anos, meu marido e eu decidimos fazer um curso de sushiman para montarmos um restaurante japonês, afinal gostamos da culinária japonesa e amamos cozinhar. O curso seguia muito bem até que o nosso professor disse que deveríamos encontrá-lo no Ceasa à meia-noite. Eu disse: “Oiiii? Por quê?”. Ele respondeu: “Você acha que vai encontrar os melhores peixes às 8 h. da manhã?”

Foi exatamente nesse momento que desisti de montar esse negócio, pois pensei: que horas vou dormir? Afinal, meia-noite estarei no Ceasa, farei a compra e chegarei em casa em torno de 3 h., até guardar as compras e tomar um banho já serão 5 h. De manhã, normalmente, alguns fornecedores passam no restaurante e depois você já tem que começar a preparar tudo para o jantar. Enfim, qual o tempo que sobra para o descanso?

Por isso, pense bem quando escolher um negócio, analise ganhos e perdas, pontos fortes e fracos para que você não se arrependa depois.

Um comentário em “Quero montar uma pousada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *